sábado, novembro 22, 2008

Plágio brasileiro, copyright, os Papa Roach, Sum 41 e a intolerâcia...



Dois posts num dia, já não o fazia há muito. Mas o caso desta vez é grave o suficiente para isso.

Quem frequenta o blog à mais tempo ou já tenha dado um olho nos AMV's terá reparado que o último aqui colocado, o meu vídeo do Death Note e dos melhores que eu fiz, já não está disponível e está assim já à uns meses desde que companhias como a Shueisha, editora de animes no Japão, fizeram queixas alegando que eu não tinha direito para colocar as imagens referentes ao dito Death Note.

Ora, sem aviso prévio, pelo menos que eu tenha reparado, o youtube removeu o meu vídeo, vídeo esse que era um de dois que perdi na formatação do meu PC. Sem hipótese de o recuperar (pensava eu), não pude fazer nada a não ser lamentar o sucedido.



Agora, meses depois descobri, num recanto muito escondido da conta do blog no youtube, esse mesmo vídeo ainda disponível para visionar apenas através dessa mesma conta.

Lá o recuperei, mas não sem descobrir que, há 7 MESES que um user brasileiro usava o meu vídeo como se fosse seu, na sua conta do youtube, sem fazer qualquer referência a mim ou ao blog. Este caso de plágio deixou-me de tal modo chateado que, o mais provável é que retire todos os vídeos da nossa conta do site de vídeos, ainda para mais porque o meu vídeo foi-me retirado A MIM QUE SOU O SEU REALIZADOR e foi deixado que esse USER BRASILEIRO USASSE O AMV QUE ME PERTENCE.

Para aumentar o ridículo da situação, basta reparar nos milhares ou até milhões de AMV's que circulam pelo youtube e que nunca são retirados do ar, fazendo o mesmo que nós, usando imagens do anime e músicas de artistas.

Mas não é tudo, conhecem os Papa Roach? E os Sum 41? Pois bem, os Papa Roach acabaram de recusar a meu pedido para reconsiderarem as queixas. É que, tal como a Shueisha, a banda veio reclamar que nós não poderíamos usar as suas canções (uma delas até estava diferente da original, modificada ligeiramente por mim) e assim, mesmo tendo recorrido da decisão, os vídeos "Initial D: Drift vs Grip" da minha autoria e "Hellsing" da autoria do ShyDeN foram retirados do ar.



Os Sum 41 fizeram a mesma queixa mas relativa ao AMV "Gaara: Deserto de dor" também da minha autoria e estou neste momento a aguardar a decisão.

É, de facto, uma situação ridícula esta em que meras homenagens a animes e músicas são vistas por certas pessoas como abusos, e é repugnante ver pessoas a ficar com os louros do trabalho duro e dedicação de outras como aconteceu com o vídeo do Death Note.

Por tudo isto e apesar da crescente onda de subscrições à nossa conta de youtube, dos muitos milhares de views e das dezenas de amigos adicionados lá, estou muito seriamente a reconsiderar a nossa presença nesse espaço em que a liberdade já não é o que era.

Só digo isto: Devemos ser muito importantes para empresas multinacionais e bandas internacionais se incomodarem com as nossas montagens musicais...

 

Administrador

Editor-chefe da secção de Manga

Visitas


HTML hit counter - Quick-counter.net